Blog

câncer de próstata

Câncer de próstata: conheça as causas e sintomas

O câncer de próstata é muito comum, sendo o segundo mais comum nos homens, atrás apenas do câncer de pele. A próstata é uma glândula pequena, com o formato de uma noz e fica na região pélvica do homem, à frente do reto e abaixo da bexiga.

A próstata é atravessada pelo canal da uretra, que leva a urina da bexiga até o pênis para ser eliminada. A função da próstata é produzir a secreção que auxilia o transporte e a nutrição dos espermatozoides que se originam nos testículos, essa secreção se junta às outras secreções que são produzidas pelas vesículas seminais, constituindo assim o sêmen.

Qual é a faixa etária em que o câncer de próstata surge?

O câncer de próstata está relacionado ao envelhecimento masculino, pois o risco do seu desenvolvimento é maior nos homens acima dos 50 anos. Contudo, o câncer de próstata também ocorre em homens abaixo dos 40 anos.

Essa doença se caracteriza pela modificação descontrolada das células prostáticas, que pode atingir outros órgãos. Desequilíbrios genéticos estão associados ao desenvolvimento desse câncer, além dos fatores ambientais que também contribuem para o aceleramento deste processo.

Sintomas de câncer de próstata

Esse câncer possui um processo de desenvolvimento lento, podendo levar anos até demonstrar os primeiros sintomas, isso porque, em sua fase inicial, ele tende a não dar sinais. Conforme o câncer vai se desenvolvendo, causa sintomas urinários obstrutivos e sangramentos.

Quais os fatores de risco para o câncer de próstata?

Dentre os fatores de risco para o câncer de próstata estão:

a idade, pois quanto mais velho, maior a chance de desenvolver o câncer. Por isso, é importante manter o acompanhamento periódico com o urologista;
a hereditariedade: em especial, os homens que possuem pai ou irmão com menos de 60 anos que tiveram câncer de próstata estão nesse grupo de risco;
a obesidade, pois o excesso de gordura corporal aumenta o risco de desenvolver câncer;
exposição a ambientes com fuligem, arsênio e outras aminas aromáticas, muito comuns em indústrias químicas.

Detectar precocemente

O diagnóstico precoce auxilia a encontrar a melhor estratégia para tratar o câncer, pois quando se trata essa doença de forma precoce, as chances de sucesso são maiores. A detecção do câncer acontece através de dois exames: o toque retal e o exame de sangue da dosagem PSA (antígeno prostático específico). A partir dos resultados destes exames, o urologista pode vir a solicitar a ressonancia magnetica de prostata ou a biópsia prostática para obter o diagnóstico.

Tratamentos

Os tratamentos para o câncer de próstata dependem do nível da doença no paciente, podendo tratar-se através da cirurgia e radioterapia. Pode indicar-se também o tratamento hormonal em conjunto com outras terapêuticas.

Pesquisar

Últimos Posts

Contato

Assine nossa newsletter

Receba notícias e soluções saudáveis para seus problemas