Blog

Tudo que você deve saber sobre o câncer de próstata

Estamos em plena campanha do Novembro Azul, de combate e prevenção ao câncer de próstata, por isso o blog da Urocentro desse mês não podia deixar de abordar esse assunto. O câncer de próstata é o tipo de tumor mais comum em homens e tem prevalência sobre pacientes com mais de 50 anos. Na fase inicial, não costuma ter sintomas, e é por isso que enfatizamos tanto, durante essa campanha, a importância dos exames de rastreamento: eles detectam o câncer mesmo quando não há sinais e permitem já iniciar o tratamento.

Mas e quando surgem os sintomas, quais são eles?

Quando o câncer de próstata está em uma fase mais avançada, podem aparecer diversos sintomas, a maioria relacionada ao sistema urinário. Entre eles:

  • dificuldade para começar a urinar;
  • jato de urina fraco;
  • vontade de urinar com frequência;
  • sensação constante de bexiga cheia;
  • dificuldade de manter ereção;
  • presença de sangue no sêmen;
  • dor na região dos testículos ou ânus.

Alguns desses sintomas também são sintomas de outros problemas como a prostatite e a hiperplasia prostática benigna. Somente o médico urologista poderá fazer um diagnóstico preciso e determinar o melhor tratamento, se sentir qualquer um desses sintomas não demore a buscar ajuda. No caso de cânceres já mais avançados, ainda outros sintomas podem surgir, como dores ao urinar e ejacular, sangue na urina e incontinência urinária. Se o tumor estiver se espalhando, também podem ser observadas dores nas costas e insuficiência renal.

Os exames de toque retal e PSA detectam o tumor mesmo quando esses sintomas ainda não surgiram, e são recomendados a todos os homens a partir dos 50 ou a partir dos 40 no caso de homens com histórico de câncer na família.

Como é feito o diagnóstico do câncer de próstata?

O diagnóstico de câncer de próstata é feito pelo médico urologista através do exame de toque retal e de sangue PSA, e complementado com a biópsia. Os exames também servem para identificar em que estágio se encontra o tumor. Ele pode ir desde um tumor primário limitado à próstata até casos de metástases. Determinar o estágio do tumor é importante para planejar o tratamento e decidir, por exemplo, se é necessária a cirurgia.

O tratamento do câncer de próstata

Como explicamos, o tratamento vai depender do estágio em que se encontra o tumor. As principais abordagens de tratamento para o câncer de próstata, que podem ser combinadas, são:

  • cirurgia: chamada de prostatectomia, é a retirada da próstata através de cirurgia. Hoje, pode ser feita de maneira minimamente invasiva através de cirurgia robótica
  • radioterapia: aplicação de radiação nas áreas afetadas pelo tumor para eliminar as células de câncer
  • tratamento hormonal: usado nos casos mais avançados, tem o objetivo de regular os sintomas através da regulação dos hormônios masculinos.
  • Vigilância Ativa: método usado nos casos de câncer em fase inicial que ainda evolui muito lentamente, consiste no acompanhamento médico regular para avaliar o progresso do tumor antes de decidir por um tratamento.

Prevenir ainda é melhor do que precisar de qualquer tratamento. Participe da campanha Novembro Azul e compartilhe nossos conteúdos sobre a importância dos exames de rastreamento nas redes sociais.

Pesquisar

Últimos Posts

Contato

Assine nossa newsletter

Receba notícias e soluções saudáveis para seus problemas