Blog

cirurgia de fimose

Cirurgia de fimose: entenda como é feito esse procedimento

A cirurgia de fimose corrige de maneira definitiva essa condição que afeta muitos recém-nascidos. Quando não tratada, a fimose pode ser a porta de entrada para muitos problemas genitais. Isso ocorre porque, como é impossível retrair o prepúcio (pele que recobre a cabeça do pênis, chamada glande) o suficiente, o paciente fica incapaz de realizar a higienização adequada do órgão. E essa falta de higiene é o que facilita a proliferação de fungos e bactérias, que podem provocar diversas doenças.

Sendo assim, é importante que o urologista avalie o caso suspeito, e quando for necessário, realize a cirurgia de fimose. Dessa forma, o paciente pode ter uma vida mais saudável.

Como é feito o preparo da cirurgia de fimose?

Trata-se de um procedimento ambulatorial, ou seja, feito no consultório médico e sem a necessidade de internação hospitalar. Para adolescentes e homens adultos, não se exige nenhum preparo. No entanto, quando se trata de uma criança, o “preparo” consistirá em um trabalho prévio dos pais.

Levar o seu filho para conhecer o local da cirurgia também pode ajudá-lo.

A cirurgia de fimose exige anestesia geral?

Não exige. Na verdade, a anestesia mais comum quando o procedimento é feito em adultos ou adolescentes é a local. Em geral, a cirurgia de fimose não requer a presença do anestesista, então o próprio cirurgião aplica a anestesia. Apenas algumas picadas e a região ficará amortecida.

Homens adultos podem voltar para casa logo em seguida, inclusive dirigindo, se quiserem. Além disso, não é necessário ter um acompanhante.

Contudo, quando a cirurgia de fimose é feita em crianças, a anestesia geral pode ser uma boa escolha. Com o paciente imóvel e tranquilo, fica mais fácil realizar o procedimento de forma segura. Além disso, a anestesia geral protegerá a criança contra a ansiedade e a preocupação durante o procedimento. Assim, quando acordar, ela terá seu pai ou mãe ao lado para dizer-lhe que está tudo bem.

E quanto à recuperação?

O paciente precisará de alguns analgésicos no pós-operatório. É possível que ele sinta dor ao urinar e até mesmo tenha algum sangramento nos 7 primeiros dias. Mas, de modo geral, é uma recuperação bem tranquila. É importante relatar qualquer caso diferente disso ao cirurgião.

E você? Tem mais alguma dúvida sobre a cirurgia de fimose? Marque uma consulta com um de nossos urologistas.

Pesquisar

Últimos Posts

Contato

Assine nossa newsletter

Receba notícias e soluções saudáveis para seus problemas