Doenças urológicas mais comuns nas mulheres

Home / Sem categoria / Doenças urológicas mais comuns nas mulheres
Doenças urológicas mais comuns nas mulheres

Apesar de o urologista sempre ser mencionado quando o assunto tem relação com problemas urológicos comuns em homens, mulheres também são afetadas por doenças urológicas, você sabia? Se não, continue a leitura para conhecer as doenças urológicas mais comuns nas mulheres.

É impossível falar sobre as doenças urológicas comuns nas mulheres sem citar a incontinência urinária, que é uma doença caracterizada pela perda de forma involuntária da urina e, além de afetar o cotidiano do paciente, interfere também na vida social dele, já que o receio de passar por algum constrangimento devido à perda de urina faz com que a pessoa deixe de sair e frequentar novos ambientes.

De acordo com a SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), a incontinência urinária pode acometer até 72% das mulheres em todo o mundo. A prevalência da condição no período da vida adulta da mulher é de 20% a 30% de acordo com dados levantados pelo órgão. Mas a incidência maior é em mulheres mais velhas, chegando a afetar até 50% desse público.

São dados preocupantes, principalmente porque essa condição afeta diferentes áreas da vida da mulher, incluindo a social, doméstica, ocupacional, psicológica e física.

Até mesmo a vida sexual é prejudicada, tendo em vista que essa doença urológica interfere negativamente na função sexual de até 70% das pacientes que possuem esse quadro. Além de gerar um grande desconforto, a incontinência urinária também pode causar uma inflamação na região da mucosa da genitália da mulher e até mesmo dor.

Mesmo com todas essas dificuldades que a incontinência gera, uma grande parcela das mulheres afetadas por esse problema não procura por atendimento médico. Segundo a SBU, somente 25% a 50% das pacientes que têm incontinência urinária buscam por um urologista para tratá-la. Ou seja, uma grande parcela desse público permanece com esses incômodos e com uma qualidade de vida ruim devido à falta de tratamento.

Por isso, ao notar os sintomas da incontinência urinária, que são, principalmente, perda involuntária de urina, vontade urgente de urinar e sensação de não ter esvaziado a bexiga por completo, é fundamental marcar uma consulta com um urologista de confiança para que ele faça a análise do quadro e dê início ao tratamento adequado.

Outras doenças urológicas que afetam as mulheres

A incontinência urinária não é o único problema urológico que afeta as mulheres e deve ser tratado por um urologista. Entre as condições comuns nesse público, também podemos citar:

• Infecções urinárias;
• Câncer de rim;
• E câncer de bexiga.

Como cada doença possui seus sintomas e manifestações, é muito importante que as mulheres realizem um acompanhamento com o médico urologista para acompanhar a condição urológica, realizar exames em casos de suspeitas, diagnosticar doenças precocemente e, se necessário, dar início aos tratamentos adequados.