Quando um casal está tendo relações sexuais sem o uso de nenhum meio de contracepção e, no período de 12 meses, não consegue obter uma gravidez, é considerado infértil. A partir desse momento, recomenda-se que ele procure ajuda médica e proceda com uma investigação de fertilidade. E o primeiro exame que se faz no homem é o espermograma.
O espermograma é o modo que auxilia investigar a fertilidade masculina. Pois, por meio dele, é possível obter diversas informações sobre o organismo do homem. Ele avalia a composição do sêmen e as condições físicas de cada paciente.
O que é o espermograma?
É um teste laboratorial. Ele fornece importantes informações sobre a produção de espermatozoides (espermatogênese) e a permeabilidade do sistema reprodutor masculino. Esse exame não exige nenhum preparo, como jejum ou medicação prévia, mas há alguns detalhes aos quais o paciente deve atentar-se sobre o momento da coleta: é necessária uma abstinência sexual por um período de 3-5 dias antes da coleta. Além disso, a amostra de sêmen deve ser coletada de apenas uma ejaculação, e deve conter a totalidade do líquido ejaculado. Adotam-se essas medidas com o objetivo de se conseguir o resultado mais confiável possível. Desse modo, caso se negligencie qualquer uma delas, o exame pode ter um resultado inconclusivo ou impreciso.
De modo geral, o espermograma não tem nenhuma contra-indicação. Entretanto, a presença de algumas infecções virais pode interferir no resultado do exame. Portanto, se o paciente estiver gripado, por exemplo, pode não ser um bom momento para realizar a coleta. Veja que isso não se configura como uma contra-indicação, pois o exame não pode afetar a saúde do homem. O que pode ocorrer é que a infecção venha a nublar os resultados.
A coleta é feita no laboratório, por masturbação, em um recipiente estéril e de boca larga. Após avaliar-se o tempo de liquefação da amostra, ela vai para análise.
O que se analisa no espermograma?
Os principais parâmetros analisados no espermograma são:
- características gerais da amostra: aspecto, cor, viscosidade, volume e pH;
- características dos espermatozoides: concentração, morfologia e motilidade.
Quando o homem deve realizar o espermograma?
Indica-se esse exame para diversos casos. Além da investigação de fertilidade, ele pode contribuir no diagnóstico da varicocele, doença que consiste em varizes na bolsa escrotal. Pode ser feito também após a cirurgia de vasectomia, ou após a reversão de vasectomia. Além disso, é indicado em casos de orquite (inflamação dos testículos, que produzem os espermatozoides), epididimite (inflamação dos epidídimos, que os armazenam), ou orquiepididimite (inflamação de ambos).
O espermograma também pode contribuir no monitoramento de pacientes que fazem uso de certos medicamentos, como os quimioterápicos. Pode avaliar casos de ejaculação retrógrada, ou seja, quando o esperma toma o caminho inverso e vai para a bexiga, em vez de ser expelido por via uretral. Profissionais com risco ocupacional, ou homens com doenças genéticas ou endócrinas, entre outras, também podem beneficiar-se desse exame.
Assim, o espermograma é um importante exame para detectar diversos problemas possíveis, inclusive para verificar a fertilidade masculina. Ficou com alguma dúvida? Converse com o seu urologista.