A infecção urinária é um problema comum, mas que merece atenção e cuidado, especialmente se é recorrente, tendo mais de dois episódios em seis meses ou mais de três episódios em um ano, quando é caracterizada como infecção urinária de repetição. As infecções urinárias mais comuns são as cistites, que ficam restritas à bexiga.
Além disso, esse tipo de infecção é especialmente mais comum nas mulheres, porque elas possuem a uretra mais curta e mais próxima do ânus, sendo que a principal causa da cistite é justamente a colonização de bactérias na bexiga que migram da região anal para a uretra.
Mas não é só isso, alguns fatores genéticos, doenças e hábitos também podem favorecer a recorrência de infecções urinárias.
Fatores que causam a recorrência das infecções urinárias
- Diabetes descontrolada;
- Histórico de infecção urinária na família ou durante a infância;
- Retenção urinária por conta de distúrbios urológicos;
- Infecções vaginais como vaginoses, gonorreia e clamídia;
- Esvaziamento incompleto da bexiga;
- Obstrução urinária causada por cálculos;
- Incontinência fecal;
- Alterações hormonais;
- Relações sexuais – As relações sexuais são a principal causa de infecções urinárias de repetição em mulheres jovens, porque o atrito durante a relação provoca a entrada de bactérias pela uretra e posteriormente a migração das mesmas para a bexiga.
Se a pessoa possui algum desses fatores que facilitam o aparecimento de infeções constantes, ela deve tratar os fatores possíveis de serem tratados, além de tomar algumas medidas para prevenir o surgimento de novas infecções.
Formas de prevenir a infecção urinária de repetição
- Praticar uma higiene correta após a evacuação, não trazendo resíduos da região anal para a região íntima;
- Consumir um volume de água suficiente por dia (de 2 a 3 litros);
- Não segurar urina e buscar urinar de duas em duas horas, o que ajuda a expelir as bactérias da uretra;
- Não deixar a região genital úmida, pois facilita a proliferação de bactérias;
- Não limpar excessivamente a genital, de preferência, não usar desodorantes e sabonetes íntimos que retiram a flora natural e as defesas da região;
- Trocar os absorventes íntimos com a frequência necessária;
- Evitar o uso do diafragma íntimo;
- Procurar urinar após as relações sexuais, o que ajudar a eliminar as bactérias que entram na uretra durante a relação.
Tratamento para infecção urinária de repetição
As infecções urinárias geralmente são tratadas com antibióticos a serem tomados durante alguns dias, mas em caso de infecção urinária de repetição, primeiramente, a causa primária que tem feito a infecção se repetir precisa ser identificada e tratada, se for esse o caso.
Em casos de pacientes cuja infecções urinárias recorrentes são causadas pelas relações sexuais, uma opção de tratamento são os antibióticos que, conforme a orientação do urologista, devem ser tomados depois de cada relação com o objetivo de evitar novas infecções.
Se não for causada pelas relações sexuais, outra opção de tratamento é o com antibióticos de uso diário por um período mínimo de seis a 12 meses. O ideal é conversar com o urologista, e após exames e avaliação, receber a melhor orientação de acordo com seu caso.