O câncer de próstata é um tipo de tumor que se desenvolve quando as células da próstata se multiplicam de maneira anormal. Nesse caso, a melhor forma de garantir o sucesso do tratamento é por meio do diagnóstico precoce. Por isso, é muito importante ir ao urologista com frequência e fazer os exames de rotina.
Tratamento para o câncer de próstata
Os tipos de tratamento variam conforme alguns fatores, tais como:
Idade e saúde geral do paciente;
Se ele pretende ter filhos ou não;
Qual o estágio do tumor;
Tamanho da próstata.
Nesse artigo, falaremos um pouco mais sobre algumas opções de tratamento para o câncer de próstata. Portanto, continue a leitura e confira.
Vigilância ativa como tratamento
Em geral, o câncer de próstata costuma crescer de forma lenta. Por isso, alguns homens, muitas vezes não iniciam o tratamento contra a doença de forma imediata. Nesses casos, os médicos recomendam uma abordagem conhecida como vigilância ativa.
A vigilância ativa é quando o paciente é acompanhado de perto, fazendo exames regulares de PSA e toque retal a cada 6 meses. Também é possível realizar biópsias, a fim de verificar a evolução da doença. No entanto, se a qualquer momento se identificar o crescimento do tumor ou alguma alteração com base nos resultados dos exames, dá-se início ao tratamento definitivo.
Cirurgia
O principal tipo de cirurgia para o câncer de próstata é a prostatectomia radical. Nesse procedimento, retira-se toda a próstata e alguns dos tecidos à sua volta, como as vesículas seminais.
Os tipos de cirurgia para o câncer de próstata são:
Prostatectomia radical aberta
Prostatectomia radical por laparoscopia;
Prostatectomia radical assistida por robótica.
Radioterapia
A radioterapia utiliza radiações ionizantes para destruir ou impedir o crescimento das células cancerígenas que formam um tumor.
Além disso, pode-se usá-la de diferentes maneiras:
Como tratamento inicial para tumores de baixo grau que estão contidos na glândula prostática. As taxas de cura para homens com esses tipos de câncer são próximas às daqueles que fizeram prostatectomia radical;
Como parte do tratamento inicial, em conjunto com a hormonioterapia para tumores que se desenvolveram fora da glândula prostática e nos tecidos adjacentes;
Para tratar tumores que não receberam a remoção completa ou que recidivaram depois da cirurgia;
Para tratar o câncer em estágio avançado e manter a doença sob controle durante o maior tempo possível, prevenindo ou aliviando os sintomas.
Terapia hormonal como tratamento para o câncer de próstata
A terapia hormonal tem o objetivo de reduzir o nível dos hormônios masculinos (andrógenos) no corpo. Isso porque eles estimulam as células do câncer de próstata a crescerem.
Por isso, reduzir os níveis de andrógenos ou impedi-los de atuar nas células cancerígenas da próstata faz com que os tumores diminuam de tamanho ou cresçam de forma mais lenta por um tempo. Entretanto, somente a terapia hormonal não cura o câncer de próstata.
Quimioterapia
A quimioterapia é o tratamento com medicamentos para destruir o câncer, administrados por via intravenosa ou por via oral.
Às vezes, utiliza-se esse tratamento se a doença está disseminada e a terapia hormonal não está dando resultados. Aliás, pesquisas recentes mostraram que a quimioterapia pode ser útil se for administrada junto com a hormonioterapia. No entanto, ela não é um tratamento padrão para o câncer de próstata inicial.
Mas, como já disse no início desse artigo, qualquer um desses tratamentos só terá maiores chances de sucesso se o câncer de próstata receber o diagnóstico de forma precoce. Portanto, faça consultas regulares com seu urologista!