Blog

Afastamento do trabalho após operar cálculo renal: o que preciso saber?

Os cálculos renais (pedras nos rins) são formações endurecidas que surgem nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Uma das formas de tratamento é a cirurgia, que exigirá um afastamento do trabalho.

Mas nem sempre os cálculos renais necessitam de tratamento cirúrgico. Hoje vamos falar de algumas informações importantes que você precisa saber sobre o tratamento para pedras nos rins

Como são os tratamentos para pedras nos rins?

A primeira forma de tratamento para os cálculos renais é entrar com medicamentos para amenizar a dor. Ao mesmo tempo, esses medicamentos podem também contribuir para a eliminação espontânea das pedras, e esse é um caso bem comum. Ocorre muito frequentemente que a pessoa tenha pedras nos rins e nem mesmo tome conhecimento, pois elas são pequenas e saem espontaneamente pela urina.

No entanto, algumas pedras são um pouco maiores, atingindo até 5mm. Nesses casos, convém um auxílio medicamentoso para a sua eliminação. Além disso, pedras de até 5mm podem ser bombardeadas por ondas de choque, com a intenção de fragmentá-las, facilitando assim a sua eliminação pelas vias urinárias.

É preciso levar em conta alguns aspectos essenciais a fim de determinar o melhor tratamento para cada caso:

  • tamanho e localização das pedras;
  • risco de infecção, obstrução ou dor intolerável;
  • grau de dureza dos cálculos – que pode ser determinado por tomografia computadorizada;
  • histórico do paciente – se já operou para remover uma pedra ou se expeliu espontaneamente.

Indica-se o procedimento cirúrgico quando o paciente enfrenta dores muito intensas, que não passaram com o uso dos medicamentos, infecção urinária associada aos cálculos renais, e dilatação ou obstrução dos canais urinários. Além disso, indica-se a cirurgia nos casos em que as pedras tenham tamanho maior que 6mm.

Essa cirurgia envolverá internação hospitalar de ao menos 24 horas, até que passem os efeitos da anestesia e o paciente esteja estável. Após receber alta, será necessário um afastamento do trabalho por alguns dias.

Período de afastamento do trabalho

Sobre esse período, há alguns detalhes importantes que você precisa entender e não se esquecer. Primeiramente, o afastamento do trabalho após a cirurgia de cálculo renal NÃO É férias. Não é momento de você fazer aquela viagem dos seus sonhos, correr com os gnus na savana ou escalar o Everest… Tudo bem. Foram exemplos nitidamente exagerados, mas é necessário que você se lembre disso. O período pós-cirúrgico também NÃO É momento para jogar aquele futebol com os amigos que faz tempo que você não consegue marcar; trocar a sua cama de lugar com o roupeiro ou derrubar aquela parede indesejada.

É período de repouso! Isso significa que você deve evitar esforços desnecessários por pelo menos 3 dias após a cirurgia. Até mesmo para coisas mais simples como varrer a casa, carregar as compras ou pegar o seu bebê no colo recomenda-se moderação. Além disso, na primeira semana após o procedimento, fique atento a cólicas renais, febre acima de 38°, sangramento na urina, dificuldade para urinar e dor intensa. Se você apresentar esses sintomas, deverá ir imediatamente ao pronto atendimento. Enfim, após a sua cirurgia de cálculos renais, precisará de um período de 7 dias de afastamento do trabalho, depois do qual poderá retomar as suas atividades normais.

Pesquisar

Últimos Posts

Contato

Assine nossa newsletter

Receba notícias e soluções saudáveis para seus problemas