Tratamentos

CÂNCER DE RIM

O câncer renal é muitas vezes diagnosticado ao acaso por exames de imagem de rotina (sendo os principais a ultrassonografia e tomografia computadorizada) ou por outros motivos. O tipo mais comum é o carcinoma de células renais.

Essa doença acomete principalmente pessoas de 50 a 70 anos, sendo mais comum em homens.
Os principais fatores de risco associados ao câncer de rim são:

• Tabagismo
• Obesidade
• Hipertensão arterial sistêmica
• Histórico familiar
• Insuficiência renal e diálise
• Fatores nutricionais – dieta rica em proteínas, carne vermelha, embutidos e gordura.
• Fatores genéticos

Em casos mais avançados, os pacientes podem apresentar:
– Sangramento na urina (hematúria)
– Dor lombar ou abdominal
– Massa palpável no abdome
– Perda de peso

TRATAMENTO

O tratamento para o tumor de rim é cirúrgico. Com a evolução da medicina e o aumento da tecnologia na área urológica, hoje conseguimos realizar tratamentos cada vez menos invasivos, no intuito de preservar ao máximo a função renal do paciente, sem comprometer os resultados oncológicos.

O tipo de procedimento será realizado a depender de vários fatores da doença e pode ser feito por via aberta, videolaparoscópica e mais recentemente com auxilio de robô . Essas duas últimas modalidades trazem grandes benefícios, com menores taxas de sangramento, recuperação mais rápida e alta hospitalar precoce.

– Nefrectomia radical: esse procedimento consiste na retirada completa do rim. É reservado para grandes tumores, casos complexos onde não é possível preservar parte do rim.

– Nefrectomia parcial: é realizada a retirada do tumor com margens de segurança, preservando o restante do rim. Em mãos experientes, é possível tratar a maior parte dos tumores atualmente.

Em casos especiais, existem outros dois métodos que podem ser utilizados. A crioablação, que é a destruição tumoral através de congelamento ou a ablação por radiofrequência, que é a destruição do tecido tumoral pelo calor. Essas formas podem ser utilizadas para pequenos tumores e são realizadas de forma percutânea, guiadas por tomografia, com alta hospitalar no dia seguinte.

Em casos especiais existem outros dois métodos que podem ser utilizados. A crioablação que é a destruição tumoral através de congelamento ou Ablação por radiofrequência que é a destruição do tecido tumoral pelo calor. Essas formas podem ser utilizadas para pequenos tumores e são realizados de forma percutânea, guiados por tomografia, com alta hospitalar no dia seguinte.

 

Ver cirurgia robótica

Agende uma consulta