Tratamentos

Litotripsia Etracorpórea por Ondas de Choque

A litotripsia extracorpórea por ondas de choque (LECO) é um método não invasivo para tratamento de cálculos renais e ureterais. Através da emissão de ondas eletromagnéticas direcionadas para o cálculo, esse tratamento resulta na fragmentação das pedras com consequente eliminação espontânea dos fragmentos.

Como é feito?

É um procedimento ambulatorial, realizado sem anestesia e com horário agendado. O paciente é deitado sobre uma mesa acoplada ao aparelho de LECO, onde será identificado o local exato do cálculo por meio de ecografia ou radiografia.
Uma vez localizado, podemos determinar diversos protocolos para fragmentação da pedra, que irão depender de vários fatores analisados previamente.

É doloroso?

Não. O procedimento acarreta um leve desconforto no local da aplicação, mas muitas vezes nem sentido pelo paciente.

Todos podem fazer?

Existem indicações específicas para os melhores resultados, porém alguns pacientes não podem ser submetidos a esse tratamento, como é o caso de gestantes e pacientes com maiores riscos de sangramento. Portanto, é extremamente importante conversar bem com seu Urologista antes do procedimento, a fim de identificar todos os possíveis fatores associados a complicações.

Quais os riscos?

É um procedimento com poucas complicações e não cirúrgico. Alguns pacientes, após a realização do procedimento, podem apresentar sangramento na urina e leve cólica renal. Porém de forma geral é um procedimento seguro e efetivo.

Agende uma consulta