Tratamentos

Estenose de Uretra

A estenose de uretra é uma doença que afeta o canal de saída da urina desde a bexiga até o meato. Essa doença é decorrente do estreitamento desse canal pela formação de um tecido fibrótico no seu interior, dificultando a passagem da urina.

 

Decorrente dessa obstrução do canal, o paciente vai apresentar sintomas como por exemplo:

– Jato de urina fraco e fino.
– Esforço miccional.
– Gotejamento pós miccional.
– Sensação de esvaziamento incompleto.

Essa doença pode ocorrer por diversos motivos, dentre eles estão traumas durante sondagem, acidentes automotivos, infecções, cirurgias, entre outros. Além da piora na qualidade de vida, com o passar do tempo pode acontecer uma perda da função da bexiga, infecções urinárias, formação de cálculos e até insuficiência renal.

O seu diagnóstico é realizado pela história clínica e com exames de imagem, onde definimos o local, extensão e gravidade da lesão. O exame principal chama-se uretrocistrografia retrógrada, que consiste na injeção de contraste através do canal, definindo assim a lesão.

O tratamento muitas vezes é desafiador, os casos mais simples podem ser tratados com procedimentos simples, como dilatação do canal e abertura endoscópica (uretrotomia interna). Já nos casos mais complexos, com lesões mais graves, é necessária a realização de cirurgias maiores, inclusive com uso de enxertos de tecidos vizinhos.

Agende uma consulta