Tratamentos

Nódulos de Adrenal

As glândulas adrenais ou supra renais são estruturas encontradas acima dos rins e tem como principal função a produção de diversos hormônios. Alguns pacientes podem apresentar lesões nodulares nessa estrutura, que podem ser de origem benigna ou maligna, produtora de hormônio ou não.

Os nódulos adrenais são encontrados, em sua maioria, durante investigação de outras doenças, como um achado incidental no exame de imagem. Nesses casos, a maior parte das lesões são benignas.
Diante de uma lesão na adrenal, necessitamos determinar a chance de ser maligno e se produz ou não hormônios. Para isso, nos baseamos em exames de imagem, como tomografia computadorizada, ressonância nuclear magnética e PET CT associados a exames laboratoriais de sangue e urina.

A maior parte dos pacientes são assintomáticos, embora naqueles tumores produtores de hormônio, possamos encontrar sintomas associados ao excesso dessa substância, como por exemplo: Obesidade, hipertensão, diabetes, estrias, alterações laboratoriais de eletrólitos, taquicardia, cefaleia e sudorese intensa.
Os tumores malignos – Carcinoma adrenal, são raros, porém de alta agressividade. Eles podem produzir hormônios e geralmente manifestam-se por grande tumoração de adrenal, com invasão de órgãos vizinhos e às vezes com metástases.
Os tumores benignos e não funcionantes serão apenas acompanhados, já em casos de suspeita de câncer e tumores funcionantes, o tratamento cirúrgico é recomendado.
A melhora técnica para tratamento é por cirurgia laparoscópica ou robótica. Esse método tem a vantagem de ser minimamente invasivo, o que promove menor dor pós operatória, menor necessidade do uso de analgésicos, menor tempo de internação, retorno mais rápidos às atividades cotidianas e esteticamente mais aceitável.

Agende uma consulta