Novas Tecnologias

Horário de Funcionamento

Segunda – Sexta          08:00 às 18:30

Contato

Novas Tecnologias

Cirurgias a Laser

As cirurgias com uso de laser vêm ganhando cada vez mais espaço dentro da Urologia, sendo que seu uso objetiva um tratamento menos invasivos, mais rápido e com recuperação mais precoce.

Cirurgia de laser no tratamento de cálculos urinário.

Para o tratamento dos cálculos urinários, atualmente utilizamos o Holmium laser. Com essa tecnologia, é possível o tratamento de cálculos tanto no rim quando no ureter e bexiga. Quando bem indicada, a cirurgia a laser possui ótimos resultado, com mínimo de trauma cirúrgico.

A energia criada pelo aparelho e transmitida pela fibra do laser é tão alta que mesmo “pedras” extremamente duras, podem ser transformadas em pó.

Cirurgia de laser para tumores urológicos

O laser também é uma ferramenta extremamente importante no tratamento de câncer do trato urinário, como é o caso de tumores uroteliais da pelve renal e ureter (canal que liga o rim até a bexiga).

De acordo com alguns critérios, podemos realizar o tratamento minimamente invasivo desses tumores, com rápida recuperação e alta hospitalar precoce.

Com isso, em determinados casos, evitamos a retirada completa do rim, preservando a função renal deste paciente.

Cirurgia de laser para Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

Diversas técnicas cirúrgicas podem ser utilizadas para o tratamento do aumento benigno da próstata e dentre elas, o uso de técnicas que empregam o laser vêm ganhando cada vez mais espaço. Esse avanço tecnológico permite tratar próstatas cada vez maiores sem cortes, com menores sangramentos, retirada precoce de sonda e alta hospitalar precoce, algumas vezes no mesmo dia da cirurgia.

A escolha do método ideal deve ser feita pelo urologista, pois algumas técnicas apresentam vantagens específicas e nem todas se aplicam a todos os pacientes. Dentre as principais técnicas utilizando laser, citamos a Enucleação prostática com Homium laser (HoLEP) e a Vaporização prostática com Green Light.

Enucleação prostática a laser – HoLEP: Consiste na utilização do Holmium laser.

Para realizar a cirurgia, é introduzido um aparelho com microcâmera através da uretra, onde passará a fibra do laser. Por meio dessa fibra, a energia do laser chegará até a próstata, permitindo sua enucleação (retirada em bloco) e transposição para o interior da bexiga. Na segunda fase do procedimento, é realizada a fragmentação da próstata (morcelamento) para retirar todos os fragmentos sem necessidade de corte.
Vantagens:

– Tratamento de próstata muito volumosas sem corte
– Menores sangramentos
– Menor dor pós operatória
– Retirada precoce da sonda
– Alta hospitalar precoce

Vaporização transuretral da próstata – Green Light: O procedimento utiliza um “laser verde”.
Por meio da abordagem similar à anterior, utilizamos outra forma de energia a laser, que tem como objetivo vaporizar (“derreter”) a próstata.

Devido a sua grande capacidade de hemostasia (“evitar sangramento”) é possível o tratamento de pacientes que não podem parar o uso de anticoagulantes, onde as técnicas habituais estão associadas a grandes sangramentos.

Vantagens:
– Tratamento de pacientes em uso de anticoagulante
– Menores sangramentos
– Menor dor pós operatória
– Retirada precoce da sonda
– Alta hospitalar precoce

Agende uma consulta