Tratamentos

Reposição de Testosterona

A testosterona é o hormônio sexual masculino, produzido principalmente pelos testículos, que atua no funcionamento do nosso organismo. Esse hormônio está associado à diversas características masculinas, como desenvolvimento muscular, ósseo e sexual.

Devido a seu efeito anabólico, muitos pacientes buscam o uso da testosterona para aumento da qualidade de vida e melhora de performance, tanto física quanto sexual.

Os níveis de testosterona não são constantes durante toda a vida, sendo que após os 40 anos eles podem começar a reduzir. Decorrente dessa redução fisiológica, podemos encontramos uma situação chamada de Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino, onde vemos uma redução dos níveis da testosterona associado a sintomas de hipogonadismo.

O diagnóstico é extremamente importante, pois o uso correto desse hormônio pode trazer inúmeros benefícios ao paciente. Indicamos a suplementação de testosterona de ao menos 2 dosagens pela manhã (antes das 11:00 horas) <300 ng/dL quando associada à presença dos sintomas de hipogonadismo (falta do hormônio), que são os seguintes:

– Diminuição da força e da massa muscular;
– Fadiga reconhecida pela redução da resistência física;
– Aumento da gordura visceral, conhecida como gordura abdominal, localizada na região da barriga e abdômen;

– Alteração de humor com irritabilidade, depressão e alterações cerebrais com o comprometimento da memória e funções cognitivas;
– Interferência na vida sexual com a diminuição da libido, da quantidade de ereções noturnas e matinais e disfunção erétil.
Além das medidas gerais de melhora de hábitos de vida, devemos discutir com o paciente sobre as diferentes formas de repor testosterona, seja através do estímulo a produção da própria testosterona ou através da reposição direta do hormônio.

Existem algumas contra indicações ao uso do hormônio, como em casos de desejo de paternidade, de elevação do hematócrito (no exame de sangue), insuficiência cardíaca grave, histórico de câncer de próstata avançado ou não tratado e por fim o câncer de mama masculino.
Nos pacientes com indicação de reposição de testosterona, as formas de fornecer testosterona exógenas são: tópica/gel, injetável de curta duração e injetável trimestral.

Quando mal indicada ou em casos de abuso, pode haver consequências catastróficas, como aumento da mortalidade, desenvolvimento de alterações cardíacas, atrofia testicular irreversível, dependência química e psicológica e desenvolvimento de transtornos psiquiátricos.

Agende uma consulta