Tratamentos

Prostatite

A prostatite é uma “inflamação” e/ou infecção da próstata. Geralmente está associada à infecção por bactérias que chegaram até a próstata pela uretra.


Nos casos de prostatite aguda, os sintomas são mais exuberantes, com pacientes relatando sintomas associados ao inchaço da próstata e compressão do canal. Os principais sintomas são: calafrios, febre, queimação intensa ao urinar e até incapacidade de esvaziar a bexiga.

Quando a prostatite é crônica, os sintomas podem ser similares, porém menos intensos e geralmente sem febre. Nos casos crônicos, os sintomas podem aparecer e desaparecer, o que dificulta o diagnóstico.

Diante dos sintomas, o diagnóstico muitas vezes é clínico, associado a exames de laboratório.

O tratamento depende da causa da prostatite. Nas prostatites agudas bacterianas, ele é feito com antibiótico. O tempo de medicação é no mínimo de duas semanas, embora em alguns casos possam ser necessárias 12 semanas de tratamento. É muito importante que o paciente continue a tomar os antibióticos receitados pelo médico, mesmo que os sintomas tenham desaparecido.

A bactéria na próstata pode ser difícil de ser eliminada e morta.  Mesmo se poucas permanecerem vivas, elas podem crescer e os sintomas retornarem novamente.

Além dos antibióticos, podemos utilizar outros medicamentos, que melhoram o esvaziamento da bexiga e controlam a dor.

Agende uma consulta