Tratamentos

Curvatura Peniana

As curvaturas penianas podem ser congênitas (presentes desde o nascimento) ou adquiridas (ex: doença de Peyronie). Essas condições afetam homens de todas as idades e geram as mais diversas deformidades penianas, o que pode comprometer significativamente a vida sexual do paciente. O principal sintoma relacionado a essa condição é a curvatura peniana.

A doença de Peyronie pode apresentar-se em duas fases, a primeira que é aguda, onde o paciente refere:

– Dor peniana
– Curvatura peniana em evolução
– Encurtamento peniano
– Sensação de nódulo palpável

E uma segunda fase, conhecida como crônica, onde a curvatura já está estável, sem piora nos últimos meses e o paciente não apresenta mais dores.

Com base nesses sintomas, o diagnóstico é realizado pela história clínica e exame físico do paciente.

O tratamento dessa condição pode ser um desafio, pois não há medicações orais eficazes para tratamento da deformidade peniana e menos de 10% dos pacientes evoluem com melhora da curvatura espontaneamente.

Após a estabilização da doença (período que pode levar um ano ou mais), o paciente deve ser reexaminado e de acordo com suas queixas, o tratamento definitivo será realizado. A indicação de correção está associada à dificuldade para relações sexuais, encurtamento do pênis, disfunção erétil associada à ansiedade e perspectiva do paciente.

Dentre os inúmeros procedimentos, os três grupos de técnicas são:

– Plicaturas penianas: Nesse procedimento realizamos pontos no lado contralateral a curvatura para realinhar o pênis. As vantagens são de não mexer nos nervos ou no tecido erétil, excluindo riscos de comprometimento da sensibilidade ou da capacidade de se obter uma ereção. Os casos de curvatura congênita são tratados com essa técnica.

– Enxertos – Deve ser realizada em pacientes com boa função erétil e deformidades mais complexas. Nessa técnica, abrimos a placa na área de curvatura do pênis e colocamos um enxerto local. A principal vantagem é conseguir recuperar pelo menos em parte as dimensões de comprimento e calibre perdidos.

– Prótese peniana – Indicada em pacientes com deformidades severas ou com disfunção erétil grave. De acordo com cada caso, podem ser realizadas manobras para recuperação de tamanho peniano que melhoram os resultados da cirurgia.

Agende uma consulta