O check-up masculino ainda é pouco procurado pela maioria dos homens. Infelizmente, muitos deles não querem “perder tempo” indo ao médico. Mas, na verdade, trata-se de um hábito de suma importância, que se torna ainda mais relevante com o aumento da idade do homem.
Vamos tratar neste artigo sobre alguns motivos sérios para você procurar um médico para fazer exames de rotina periodicamente. Além disso, não ir ao médico regularmente pode significar o não acompanhamento de eventos importantes no seu organismo. Falaremos, primeiramente, sobre as causas de mortes masculinas no Brasil.
Segundo o Ministério da Saúde…
Existem, atualmente, 5 principais causas de mortalidade masculina no país. Veja quais são elas, em ordem de ocorrência:
- Fatores externos: acidentes de carro, agressões físicas, acidentes de trabalho;
- Doenças cardiovasculares: coronariopatias, hipertensão arterial e arteriosclerose;
- Tumores malignos: cânceres de estômago, de boca, de esôfago;
- Doenças do aparelho digestivo: como doenças do fígado desencadeadas pelo alcoolismo, fibrose, cirrose;
- Doenças respiratórias: pneumonias, doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC) e asma.
Como você pode ver, 4 das 5 principais causas de mortes masculinas no Brasil dizem respeito à saúde. Isso é muito significativo e deve-se, ainda que em parte, ao fato de os homens procurarem o médico muito raramente. Na maioria das vezes, só visitam o consultório quando estão apresentando algum problema. No entanto, o paciente que descobre uma doença silenciosa o quanto antes, tem muito maiores chances de alcançar a cura.
E quando dizemos que o homem deve consultar um médico regularmente, não estamos nos referindo apenas a homens idosos. O check-up masculino deve começar a ser feito já na juventude, com a realização de alguns exames preventivos.
Quais são os exames que compõem o check-up masculino?
A palavra checkup, nesse contexto, significa exame médico minucioso que pode incluir inspeção clínica, exames laboratoriais e radiológicos, realizado especialmente com finalidade profilática, ou seja, com o objetivo de prevenir doenças. Portanto, estamos falando de uma “revisão geral”, que abrange grande parte do seu organismo.
Para isso, os exames incluídos no check-up masculino podem variar um pouco, mas sempre com o mesmo objetivo de analisar a sua condição física como um todo. Essa bateria de exames é, geralmente, dividida em quatro grupos:
Exames de sangue: nosso sangue diz muito sobre o nosso organismo, e aponta alterações quando algo não vai bem. Com eles, podemos verificar se existe alguma infecção ou inflamação, ou se o homem está passando por um quadro de anemia. Além disso, é possível medir os níveis de colesterol, triglicérides e glicemia. E a partir dos 45 anos de idade, o check-up masculino deve incluir o exame de dosagem de PSA, que mostra como está o funcionamento da próstata.
Eletrocardiograma: não podemos deixar de conferir como está nosso coração. Esse órgão pode ser avaliado no consultório e, além disso, o médico pode solicitar o eletrocardiograma ou outros exames.
Exame de urina e fezes: por meio desses exames, podemos descobrir a presença de bactérias, parasitas e outros agentes infecciosos.
Exame de toque retal: é um dos exames para detecção do câncer de próstata. Deve ser solicitado sempre pelo urologista e é necessário para homens de 45 anos ou mais. O fato é que, quanto mais cedo o médico encontrar alterações na próstata, mais cedo pode ajudar o paciente.
Leia mais sobre problemas da próstata neste artigo. BLOG 1 – É sempre necessário tratar a próstata aumentada (HPB)?
E quem ganha com isso?
Em primeiro lugar, você. Mas não apenas você. Sua cônjuge também e, de modo mais indireto, toda a sua família, pois todos querem ver você bem. Portanto, não negligencie sua saúde. Procure o seu urologista e agende um check-up masculino. Você só tem a ganhar.
E se quiser saber mais sobre outros assuntos de urologia, permaneça conosco aqui no site.