Blog

Cirurgia de próstata a laser

Cirurgia de próstata a laser: técnicas mais utilizadas

Um dos procedimentos inovadores e com resultados positivos é a cirurgia de próstata a laser para tratar a Hiperplasia Benigna da Próstata. Essa técnica tem se mostrado cada vez mais segura e eficaz, pois nesse tipo de abordagem não há a necessidade de incisões.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, 50% dos homens acima dos 50 anos terão a hiperplasia benigna da próstata. Essa doença se caracteriza pelo aumento da próstata de forma a causar a obstrução do canal urinário, levando o paciente a ter diversos sintomas urinários como:

  • jato fraco durante a micção;
  • esforço para urinar;
  • sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada;
  • gotejamento ao final da micção;
  • necessidade de urinar várias vezes ao longo da noite.

Benefícios da cirurgia a laser para tratar a próstata

A cirurgia de próstata a laser proporciona benefícios ao paciente, tais como o menor risco de complicações durante o procedimento, ou seja, há menor risco de hemorragias. Isso beneficia os pacientes que possuem problemas cardiovasculares e cerebrovasculares.

Além disso, a cirurgia a laser permite ao paciente maior rapidez em sua recuperação, diminuindo o tempo de internação e possibilitando o regresso do paciente às suas atividades cotidianas em um curto período.

Quais os procedimentos a laser para tratar a hiperplasia benigna da próstata?

Atualmente, um dos métodos utilizados para cirurgia de próstata a laser é o de enucleação prostática com laser Holmium (HoLEP – Holmium laser enucleation of prostate). Nesse procedimento é introduzido, via canal da urina, um dispositivo com uma fibra a laser, dispensando cortes no abdômen do paciente.

A primeira etapa consiste em fazer a enucleação, ou seja, a separação do adenoma prostático, colocando essas partes dentro da bexiga. A segunda etapa consiste em cortar esses adenomas em tamanhos que possam ser aspirados para fora da bexiga. Então, envia-se as partes retiradas na cirurgia a laser para o laboratório para análise do material.

Outra forma de cirurgia a laser é a Vaporização transuretral da próstata – Green Light. Da mesma forma que a HoLEP, a vaporização com Green Light é feita através do canal urinário. Coloca-se o dispositivo a laser através do canal uretral e o aumento da próstata é vaporizado (derretido). Esse procedimento seguro vaporiza com precisão o local devido e, por isso, não lesiona as áreas adjacentes.

Ambos os procedimentos proporcionam ao paciente uma rápida recuperação, menos tempo com o uso de sonda no período pós-operatório, diminuindo as chances de impotência sexual e incontinência urinária. Além disso, trata-se de um procedimento menos traumático para o paciente.

Os procedimentos a laser possuem melhores formas de coagulação que os métodos tradicionais. Essa ação resulta na menor perda de sangue e diminui os riscos da necessidade de transfusão sanguínea e sangramentos no pós-operatório. Esses procedimentos são indicados para pacientes com próstatas grandes e também para aqueles que fazem uso de anticoagulantes.

Na grande maioria dos casos, o paciente é liberado em até 24h após o procedimento. A escolha da técnica da cirurgia de próstata a laser mais adequada para cada caso deve ser decidida entre o urologista e o paciente.

Pesquisar

Últimos Posts

Contato

Assine nossa newsletter

Receba notícias e soluções saudáveis para seus problemas