Você já ouviu falar na curvatura peniana? Talvez você mesmo apresente um certo grau de curvatura durante a ereção. Até certo ponto, trata-se de algo normal. No entanto, quando a curva é acentuada demais, pode ser sinal da doença de Peyronie.
Mas como tratar essa doença e corrigir a curvatura do seu pênis? É sobre isso que trataremos neste artigo.
Doença de Peyronie
Trata-se de uma doença benigna, ou seja, mesmo sem intervenção e tratamento, não oferece riscos à saúde do paciente. Caracteriza-se pela formação de uma ou mais placas fibrosas no pênis. Essas placas causam um enrijecimento e perda de elasticidade na região afetada. Por consequência disso, quando acontece a ereção, o resto do pênis se estende, mas a região da placa fica retraída, ocasionando a curvatura.
A localização da placa influencia diretamente na direção da curvatura peniana. Ou seja, se a placa se formar em cima do pênis, ele entortará para cima. Caso ela surja na lateral esquerda do órgão sexual, ele entortará para esse lado. Como dissemos, é possível que surjam mais de uma placa ao longo do pênis. Portanto, se se formarem duas placas em locais distintos, o pênis apresentará uma curvatura para ambas as direções.
Inclinações leves não costumam significar problemas à saúde sexual do paciente. Além disso, alguns homens já têm o seu pênis levemente curvado desde o nascimento, sem ligação alguma com a doença de Peyronie. É quando a inclinação excede os 30 graus, ou quando o homem começa a ter prejudicada a sua vida sexual, que se faz necessário o tratamento para essa condição.
E quem corre o risco de desenvolver a doença de Peyronie?
A principal hipótese para o desenvolvimento é ocorrência de micro traumas e fraturas no pênis ereto: aproveito para lembrá-lo que seu pênis não é de vidro, mas também não é de aço. Como qualquer músculo do nosso corpo, ele pode sofrer diversos tipos de ferimentos quando estimulado de forma mais intensa do que o recomendado;
Ou seja, não é algo tão incomum. Mas tenha calma! A doença de Peyronie tem tratamento.
Como corrigir a curvatura no pênis?
Na fase crônica, quando a curvatura já estabilizou, é que se recomenda o tratamento. A cirurgia, no entanto, pode causar complicações como encurtamento do pênis, diminuição da sensibilidade, piora da função erétil e a alteração da curvatura com o tempo.
Outra alternativa para corrigir a curvatura é o implante de uma prótese peniana.
Se você ficou com alguma dúvida, marque uma consulta com o seu urologista de confiança.