Blog

endourologia

Endourologia e as pedras nos rins: formas de tratamento

A endourologia consiste em um segmento da urologia que utiliza técnicas para lidar com doenças do trato urinário sem cortes, com microcâmeras e outros dispositivos que se inserem no trato urinário.

Utiliza-se essas técnicas por meio de cirurgias endoscópicas para examinar e tratar a bexiga, uretra, ureter, rins e para remover as pedras nos rins. Os cálculos renais, em sua maioria, constituem-se de oxalato de cálcio. Nos casos em que as pedras não saem de forma natural pela urina, utiliza-se a endourologia para remoção da litíase renal para restaurar a saúde do rim.

As cirurgias minimamente invasivas são:

  • Ureteroscopia;
  • Cirurgia Renal Percutânea.
  • Ureterolitotripsia
  • Ressecção endoscópica de próstata e de bexiga
  • Cistoscopias

No caso dos cálculos renais, introduz-se um dispositivo pela uretra até o o rim. Pelo mesmo canal, os litotridores a laser fragmentam a pedra. Então, através de um instrumento chamado basket, que imita uma cesta, os fragmentos são recolhidos e removidos do canal urinário. Nessa cirurgia não há incisões e a recuperação do paciente acontece de forma rápida e sem complicações.

Exames da Endourologia

Os exames mais conhecidos da Endourologia são a ureteroscopia e a cistoscopia. Pode-se utilizar a ureteroscopia para tratar as pedras nos rins, mas também como método de endoscopia do ureter. Com esse procedimento, é possível analisar a parte interna do rim, identificar as causas do estreitamento do ureter e a causa de sangue na urina.

A cistoscopia permite ao médico analisar a parte interna da bexiga e da uretra. Com a introdução de uma câmera através do canal da urina, o médico tem acesso às estruturas do trato urinário. Geralmente, o paciente é anestesiado para a realização desse exame.

Os benefícios desses procedimentos minimamente invasivos estão relacionados à precisão que as câmeras fornecem ao médico e à ausência ou à necessidade de pequenas incisões. Além disso, o tempo cirúrgico é mais curto em relação aos procedimentos tradicionais, a recuperação do paciente é rápida e as complicações durante o procedimento são menores.

Converse com seu urologista e saiba mais sobre esses procedimentos.

Pesquisar

Últimos Posts

Contato

Assine nossa newsletter

Receba notícias e soluções saudáveis para seus problemas