Blog

prótese peniana

Prótese peniana maleável ou inflável: você sabe a diferença entre elas?

A prótese peniana é a terceira linha de tratamentos para a disfunção erétil, que consiste na incapacidade de obter e manter uma ereção para uma relação sexual satisfatória. Ao ouvir (ou ler) a expressão “terceira linha”, você pode pensar que se trata de uma “medalha de bronze”, um terceiro lugar, como se houvesse outros dois tratamentos superiores. Mas não se trata disso.

Na verdade a prótese peniana é chamada de terceira linha no sentido de “terceiro recurso”. A primeira tentativa de tratamento para a disfunção erétil consiste em medicações orais. Quando ela não atinge os resultados satisfatórios, recorre-se a injeções penianas. E então, se esse segundo recurso não funcionar, parte-se para o terceiro: o implante de uma prótese.

Neste artigo, vamos entender um pouco mais sobre os dois tipos de prótese peniana.

Prótese maleável ou semirrígida

A prótese maleável é formada por duas hastes metálicas revestidas por uma camada de silicone. Essas hastes são implantadas nos corpos cavernosos do pênis, que são as estruturas responsáveis por encher-se de sangue e retê-lo no pênis, promovendo assim a ereção. Esse tipo de prótese deixa o pênis em estado de ereção permanente. Isso mesmo! Mas não se assuste.

Estamos falando de um estado semirrígido, por isso o segundo nome dessa prótese. Logo, é totalmente possível ajeitar o pênis na roupa, de forma a manter a discrição e o conforto do paciente. O implante dessa prótese tem um custo mais baixo do que o da prótese que explicaremos a seguir, o que pode ser considerado uma grande vantagem. Além disso, a prótese peniana maleável ou semirrígida pode ser bastante vantajosa para aqueles pacientes que já dispõem de pouca habilidade com as mãos, pois exige mínima destreza manual. Quando o paciente desejar ter uma relação sexual, basta que ele posicione o pênis para a penetração.

No dia a dia, o paciente logo se acostumará com o pênis semirrígido, de modo que já não o incomode e se torne normal tê-lo assim.

Prótese inflável

Essa prótese é mais complexa e evoluída, trazendo vantagens e desvantagens em relação à maleável. Ela consiste em três elementos: dois cilindros de silicone, implantadas nos corpos cavernosos; um reservatório de soro fisiológico, que ficará localizado acima do osso púbico, ao lado da bexiga; e um dispositivo de acionamento, colocada sob a bolsa escrotal.

O funcionamento é muito simples: quando o homem deseja obter uma ereção, ele aciona o dispositivo. Isso fará com que o soro fisiológico do reservatório desça para os cilindros. Ao enchê-los, o soro cumprirá a função do sangue (que enche os corpos cavernosos), e isso promoverá a ereção. Após a relação sexual, o homem aciona novamente o dispositivo, que levará o soro de volta ao reservatório, fazendo com que o pênis retorne ao estado de flacidez.

A prótese peniana inflável tem, por óbvio, um custo mais alto que a maleável. Esse custo pode significar uma desvantagem, no entanto, vale considerar o benefício de poder fazer o pênis retornar à flacidez. Além disso, a ereção promovida pela prótese inflável é esteticamente mais próxima da ereção natural.

As duas próteses não deixam aparentes nenhum de seus componentes, de modo que o homem consegue manter total discrição. Mesmo assim, é claro que haverá um período de adaptação, onde o seu médico também o ajudará com um acompanhamento regular, aproveitando para tirar todas as suas dúvidas.

Pesquisar

Últimos Posts

Contato

Assine nossa newsletter

Receba notícias e soluções saudáveis para seus problemas