Blog

teste de ereção

Teste de ereção fármaco-induzida com doppler: para que serve?

O teste de ereção é feito no consultório do urologista e tem diferentes indicações para o homem. Para entendermos bem, podemos desmembrar o nome deste artigo. Veja: um fármaco é uma substância química utilizada para compor um medicamento. O teste de ereção é uma ereção induzida por um fármaco. Além disso, esse exame pode ser feito com ou sem Doppler. Vamos esclarecer isso com calma.

Como se induz a ereção?

Trata-se de um exame com pouca dor e que não exige nenhum preparo por parte do paciente. O médico especialista em urologia aplica no paciente uma injeção peniana. Ela é administrada na base do pênis, e leva de 15 a 20 minutos para fazer efeito. Após esse período, o homem terá uma ereção involuntária, ou seja, sem a necessidade do estímulo sexual. Quando o paciente atingir a ereção máxima, o profissional fará a avaliação do comprimento, rigidez e a possível presença de deformidades.

Essa avaliação enriquece-se quando o médico utiliza o ultrassom com doppler colorido. Isso porque o equipamento permite a visualização interna do pênis, e não apenas externa. Assim, o urologista é capaz de avaliar a vascularização do paciente, o que traz uma gama de benefícios que já vou explicar.

E para quem se indica esse exame?

Indica-se o teste de ereção, em primeiro lugar, para pacientes que estejam sofrendo de disfunção erétil. Esse teste avaliará a resposta do paciente às injeções penianas, que são a segunda linha de tratamento para a disfunção erétil. Leia mais sobre as três linhas de tratamento neste artigo.
Disfunção erétil: causas, sintomas e formas de tratamento – Urocentro Curitiba

Além disso, o teste ajudará a encontrarmos o motivo da disfunção erétil. Ele ajuda a descartar, por exemplo, as causas de disfunção erétil relacionadas a fatores psicológicos ou psicogênicos. Mas a principal indicação desse teste é para identificar problemas de ereção de origem vascular, como insuficiência arterial no pênis, insuficiência venosa, ou os casos em que ocorrem os dois problemas simultaneamente.

Para isso, o teste de ereção fármaco-induzida com o uso do ultrassom com doppler colorido permite visualizar e avaliar com clareza o funcionamento vascular do pênis. Além desses fatores que o teste de ereção analisa, o urologista levará em conta ainda outros, muito influentes nos casos de disfunção erétil. Entre eles, a idade do paciente (quanto mais elevada, maiores são as chances de se desenvolver uma disfunção erétil por causas vasculares), e o tempo decorrido desde o primeiro episódio de falha na ereção.

Mas não é só isso…

O teste de ereção fármaco-induzida com doppler tem ainda outra indicação: a doença de Peyronie. Quando o homem começa a perceber uma curvatura acentuada no seu pênis, ele deve ir ao urologista para uma avaliação. No entanto, essa curvatura só fica aparente durante a ereção. Por isso, o médico aplica a injeção para causar a ereção, a fim de examinar devidamente o problema. Você pode entender mais sobre a doença de Peyronie neste artigo.
CURVATURA PENIANA – Urocentro Curitiba

Além disso, se você ficou com alguma dúvida, marque uma consulta conosco clicando aqui.
TESTE DE EREÇÃO FÁRMACO-INDUZIDA COM E SEM DOPPLER – Urocentro Curitiba

Não deixe de procurar ajuda. E aproveite que está aqui no site e leia outros conteúdos sobre urologia.

Pesquisar

Últimos Posts

Contato

Assine nossa newsletter

Receba notícias e soluções saudáveis para seus problemas