Blog

vasectomia

Vasectomia: conheça o método de esterilização masculina

A vasectomia é um método de esterilização masculina. Ela consiste em interromper o transporte dos espermatozoides até o canal da uretra. Dessa forma, através de um procedimento cirúrgico, corta-se os ductos deferentes de forma definitiva. Contudo, o homem não perde a ejaculação e o orgasmo também não sofre interferência com esse procedimento.

Realiza-se o procedimento da vasectomia de forma ambulatorial, onde o paciente recebe anestesia local e incisões em cada bolsa testicular. Isso apenas impede que os espermatozoides passem para o canal da uretra, mas não altera a produção hormonal e a libido masculina.

É possível acontecer uma gestação após a vasectomia?

Logo após o procedimento sim, pois ainda permanecem alguns espermatozoides no canal da uretra, na parte pós interrupção. Entre 60 a 90 dias após o procedimento não deve haver mais espermatozoides na ejaculação do paciente. Por isso, é necessário realizar um espermograma para confirmar a ausência de espermatozoides o paciente possa ser liberado a manter relações sexuais com sua parceira sem a utilização de métodos contraceptivos.

No período pós-operatório, o paciente pode sentir uma leve ardência, desconforto no local e inchaço entre 2 a 3 dias. Para o retorno à prática esportiva, recomenda-se que o paciente espere entre 7 a 10 dias, assim a cicatrização e recuperação já terão acontecido de maneira satisfatória.

Quais os critérios para a realização da vasectomia?

De acordo com a lei 9.263, a vasectomia pode ser feita:

  • Por homens acima dos 25 anos OU que possuam ao menos dois filhos vivos;
  • Em situações que a gravidez representa risco para a saúde da parceira.

O que acontece com os espermatozoides após a vasectomia?

O homem não para a produção de espermatozoides após a vasectomia. Existem alguns mitos de que os espermatozoides que não são ejaculados ficam acumulados no organismo do homem, causando assim alguns problemas de saúde. Contudo, isso não é verdade. Os espermatozoides que não são ejaculados, morrem e depois de algum tempo são absorvidos pelo organismo, não causando prejuízos à saúde.

O testículo pode diminuir depois da vasectomia?

Isso é um medo muito comum no consultório, mas a resposta é: não! O testículo não sofre alteração por causa do procedimento de vasectomia. Apenas acontece a interrupção da passagem dos espermatozoides para o canal da uretra. Outra pergunta muito comum é se a vasectomia engorda, a resposta a essa pergunta também é não. A vasectomia não tem nenhuma associação ao ganho de peso.

É possível ao homem fazer o processo de reversão de vasectomia, caso seja de seu interesse voltar à fertilidade. Esse procedimento é mais delicado e envolve uma experiência maior do cirurgião. Por isso, opte por centros qualificados para fazer esses procedimentos. Em caso de dúvidas, converse com seu urologista.

Pesquisar

Últimos Posts

Contato

Assine nossa newsletter

Receba notícias e soluções saudáveis para seus problemas