Blog

balanite

Balanite: o que é, causas, consequências e tratamentos

A balanite é uma doença comum que afeta o pênis. Está associada a diversos fatores e, naturalmente, causa muitos desconfortos ao paciente. Veremos neste artigo maiores detalhes sobre ela.

O que é a balanite?

É a inflamação da cabeça do pênis (glande). O termo “bálano” significa glande, e o sufixo “ite” se refere a inflamação. Assim, esse termo compreende todas as doenças que causam infecção na cabeça do pênis. Além disso, quando essa infecção atinge também o prepúcio, a pele que recobre a glande, ela é chamada de balanopostite.

A doença não é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), embora esteja associada a diversas IST’s. Isso porque doenças como a sífilis, a gonorreia, o HIV, entre outras sexualmente transmissíveis, podem causar inflamações na cabeça do pênis.

Um grande fator de risco para a balanite é a presença de fimose. A dificuldade para expor a glande propicia um ambiente úmido, quente e escuro, e tudo isso favorece o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelas balanites. Essas bactérias são oportunistas. Isso significa que todos temos contato com elas, que só aguardam um ambiente favorável para se desenvolver.

Causas da balanite

As causas dessa doença, bem como da balanopostite, podem ser diversas. Ela pode ser provocada por bactérias, fungos, vírus ou reações alérgicas. No entanto, a origem mais frequente do desenvolvimento dessa patologia é a infecção pelo fungo Candida albicans.

Esse fungo também se aproveita do calor e umidade proporcionados pela fimose. Uma curiosidade sobre isso é que, em alguns casos, a fimose pode causar simultaneamente a balanite e a ejaculação precoce. Isso porque a glande, por manter-se sempre coberta, torna-se muito sensível a quaisquer atritos. Dessa forma, ao mínimo estímulo, o homem já pode chegar ao orgasmo. Portanto, a fimose é causadora de muitos problemas, entre eles, a balanite. Saiba mais sobre a fimose neste artigo.

FIMOSE – Urocentro Curitiba
O fungo Candida albicans está presente naturalmente no nosso organismo, sem causar infecções. Ele pode ser encontrado em diversas partes do corpo, sendo mais comum em mulheres. Costuma viver sem prejudicar o seu hospedeiro, entretanto, quando ocorre alguma alteração no organismo que leve ao desequilíbrio do sistema imunológico, ele pode proliferar e provocar sintomas como dor e ardor ao urinar e corrimento branco e espesso. Exemplos dessas alterações no organismo são estresse, uso de antibióticos, medicamentos imunossupressores e higiene inadequada.

Complicações da balanite

Por óbvio, o homem acometido pela doença terá grandes dificuldades, ou mesmo a impossibilidade, de ter relações sexuais na vigência da infecção, pois cabeça do pênis recebe todo o atrito e a tração do ato sexual. Além disso, considerando que a maioria das terminações nervosas responsáveis pelo prazer sexual masculino encontram-se na glande, o homem terá grande redução no prazer devido a essa região estar ferida.

Mas além disso, a balanopostite também pode provocar a fimose. Isso mesmo: uma delas pode provocar a outra. É que a cicatrização do prepúcio pode causar o seu endurecimento e o fechamento do orifício prepucial, dificultando a exposição da glande. Ou seja, uma balanite não tratada adequadamente, mesmo após a cura, pode deixar para trás uma porta aberta para ela poder voltar. Além disso, o paciente pode desenvolver câncer de pênis.

Tratamentos

Os tratamentos iniciais incluem a aplicação de pomadas e cremes para o alívio da dor. Após encontradas as causas reais da doença, o médico pode receitar o uso de antibióticos ou antifúngicos. Por isso, para que se chegue ao diagnóstico correto e se proceda com o tratamento adequado, o ideal é consultar um urologista logo ao início do aparecimento dos sintomas.

Pesquisar

Últimos Posts

Contato

Assine nossa newsletter

Receba notícias e soluções saudáveis para seus problemas