A vasectomia é uma cirurgia que envolve uma decisão muito importante na vida de uma família: a decisão de ter ou não ter (mais) filhos. Por isso, é normal que homens que tinham optado por não serem pais, ou por não serem pais novamente, mudem de ideia e se arrependam dessa decisão. A boa notícia é que, por causa da cirurgia de reversão da vasectomia, esse arrependimento não será para sempre.
Na vasectomia, os canais deferentes, por onde passam os espermatozoides, são interrompidos. Isso torna o homem estéril, incapaz de ter filhos, porque ele não poderá liberar os espermatozoides. Assim, na reversão da vasectomia, o objetivo é fazer o inverso: reconectar as duas partes dos canais deferentes e permitir que os espermatozoides possam voltar a circular por ali. É uma cirurgia simples e com grandes chances de sucesso, mas muitos homens ainda sabem pouco sobre essa opção ou acreditam que ela só pode ser feita pouco tempo depois da vasectomia.
Pensando nisso, neste texto explicamos tudo o que você precisa saber sobre a reversão da vasectomia.
Quando a reversão de vasectomia pode ser feita?
Calcula-se que a reversão de vasectomias feitas há três anos tem ainda 97% de chance de sucesso. Reversões feitas após três a oito anos, 88% de chance de sucesso, e entre nove e 14 anos, 79% de chance de sucesso. Mas, dependendo da análise feita pelo urologista, a reversão da vasectomia pode ser feita ainda muito depois, mais de 15 anos depois da vasectomia, e ainda ter boas chances de sucesso.
Como a reversão de vasectomia é feita e quanto tempo demora?
Esse é um procedimento microcirúrgico, feito pelo cirurgião urologista, com o auxílio de um microscópio cirúrgico. Os canais deferentes interrompidos são religados e suturados. Isso tudo é feito com o paciente sob anestesia geral, mas dura cerca de 3 horas e a pessoa é liberada no mesmo dia.
Como é o pós-operatório? Quanto tempo leva para o homem voltar a ser fértil?
O pós-operatório é simples e similar ao da vasectomia. São recomendados 7-10 dias de repouso . Em média, após um mês o homem pode retomar as relações sexuais, sendo que o tempo para que ele volte a ejacular espermatozoides viáveis geralmente varia de 3-6 meses.
Quais os possíveis problemas da cirurgia de reversão de vasectomia?
Esse é um procedimentos com boas taxas de sucesso, porém não é garantido que o casal conseguirá ter filhos em todos os casos. Após a reconstrução dos canais deferentes, há a possibilidade de ainda restar alguma obstrução, e os espermatozoides continuarem impedidos de passar. Ainda, a a fertilidade do homem pode não estar mais dependendo só dos canais deferentes e estar sendo afetada por outros fatores como a idade ou doenças. Nesses casos, a cirurgia de reversão de vasectomia não terá efeito mesmo que bem sucedida. E, é claro, há que se considerar também a fertilidade da mulher.
Em resumo, a reversão da vasectomia é possível e tem grandes chances de sucesso, além de ser uma cirurgia de pouco risco. Não há motivos para uma decisão como a vasectomia ser um arrependimento para a vida toda. Não deixe de se consultar com seu urologista de confiança se você tem interesse nesse tratamento.